13 março 2008

Sida: 10% dos universitários pensa que pílula é suficiente

Um em cada 10 estudantes universitários de Coimbra acredita que a pílula anticoncepcional protege da infecção por VIH/Sida, segundo um inquérito da investigadora Aliete Cunha-Oliveira, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Em declarações à agência Lusa, a autora do estudo referiu que a «desculpa» da contracepção oral para não usar preservativo «é, sem dúvida, um dado preocupante» e garantiu não compreender de «onde pode ter vindo tal ideia».

«Creio que esse dado terá de fazer pensar os criadores de mensagens e os responsáveis pelas políticas de prevenção e de saúde dos adolescentes e jovens», alertou Aliete Cunha-Oliveira, lembrando que a esta realidade «pode não ser alheio o modelo da oferta de serviços de saúde» centrado na prevenção da gravidez ou no rastreio de infecções e cancros da mulher jovem.

Para o não uso do preservativo, 13 por cento dos jovens apontaram a questão do preço. Outro resultado indica que 41 por cento dos jovens manifestou «embaraço» em adquirir o preservativo dentro da faculdade.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=322978&page=0

Sem comentários: