07 março 2012

Cuba vai testar vacina contra a Sida

Cuba vai iniciar este ano testes clínicos em humanos seropositivos com uma vacina contra a Sida depois de ter realizado, com sucesso, investigações com ratos, informou o responsável pelo projeto, o microbiólogo cubano Enrique Iglesias.

O responsável explicou em declarações à agência noticiosa Efe, durante o Congresso Internacional "Biotecnologia Havana 2012", que o produto denominado TERAVAC-HIV-1 tem três proteínas, uma delas obtida através de engenharia genética, e pretende alcançar uma resposta celular contra o vírus, que destrua as células infetadas.


Iglesias salientou que será iniciada uma fase "muito primária" dos testes, alertando que "não se pretende gerar falsas expetativas" sobre a sua possível eficácia terapêutica, que terá ainda de ser provada com ensaios futuros.


Nesta investigação participam biólogos, médicos e especialistas do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia e do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, de Havana.



"Este é o primeiro teste que realizamos em humanos, pretende alcançar segurança, permitir observar se após a sua aplicação ocorrem reações secundárias como febre, inflamação na área de inoculação ou dores de cabeça", explicou, salientando que "ainda há um longo caminho a percorrer".


Os testes serão realizados em 26 seropositivos que ainda não estão doentes e que decidiram de forma voluntária submeter-se aos mesmos.







Sem comentários: