20 julho 2012

Portugal tem a melhor taxa de cobertura da vacina contra HPV



Portugal é considerado, pela Organização Mundial de Saúde, o país com melhor taxa de cobertura de contra o Vírus do Papiloma Humano. O vírus é uma das causas do cancro do colo do útero.
De acvacinação ordo com a sub-directora geral da Saúde, Graça Freitas, esta boa classificação de Portugal foi transmitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A classificação surge de uma análise dos sistemas dos países do mundo que têm a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV, na sigla em inglês) no Plano Nacional de Vacinação.
Em relação às raparigas que são alvo de uma campanha de vacinação - grupos de jovens nascidas em 1992, 1993 e 1994 - Graça Freitas indicou que 88,4% iniciaram o processo e 83,9% já o completaram.
A introdução da vacina contra infecções por HPV no Programa Nacional de Vacinação foi aprovada a 20 de março de 2008.
Segundo a Direção Geral da Saúde, a vacinação universal de rotina tem como objectivo a prevenção de infecções pelo vírus e a diminuição, a longo prazo, da incidência do cancro do colo do útero.
Em Portugal, cerca de 350 mulheres morrem anualmente vítimas de cancro do colo do útero, sendo diagnosticados mil novos casos todos os anos.

Data: 21-05-2012   Autor: JN

Sem comentários: